© 2016 por Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá. Orgulhosamente criado com Wix.com

CONCLUÍDOS:

Concluídos: está relacionado aos projetos e atividades executadas durante um período estimado. 

PAC Santa Felicidade
ATENAS
Reunião Preparatória
PROEXT

2009-2010

Assistência Técnica para Mobilização e Organização Comunitária no Município de Nova Olímpia-PR

Descrição: Em consonância com o Estatuto da Cidade (2001), as ações da gestão Municipal são legitimadas pela participação popular. Este projeto vai ao encontro dessa diretriz à medida que assessorou por meio de consultoria a Prefeitura Municipal num processo de mobilização da população para a organização de Associações de Pleiteantes de Habitação de Interesse Social.. 
Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . 

 O Observatório das Metrópoles Núcleo realizou em 2016 o ciclo de reuniões preparatórias para Conferência Municipal das Cidades. O intuito foi convidar a comunidade de Maringá a participar de debates sobre a “Função social da cidade e da propriedade”, tema da Conferência Nacional das Cidades em 2016. A proposta local das reuniões preparatórias também está relacionada ao lema do evento que completa seis edições esse ano, “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. A Conferência Municipal das Cidades foi convocada pela Prefeitura de Maringá. O evento é aberto ao público, mas, somente os representantes de órgãos, entidades e organizações podem eleger os delegados que participarão da etapa estadual e, sem seguida, da nacional.  

PROEXT 2013: Implementação do Direito á Cidade por meio da capacitação de agentes sociais para o município de Maringá-PR

 

Descrição: Programa de Extensão para capacitação de técnicos municipais e conselheiros com o objetivo de implementar a política urbana municipal. 
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) . 

PROEXT 2011: Implementação do Direito á Cidade por meio da capacitação de atores sociais em nove municípios da região de Maringá

 

Descrição: PROGRAMA DE EXTENSÃO DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DO PROEXT/MEC/CIDADES. 
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (1) . 

2010 - 2011

Plano Local de Habitação de Interesse Social para o município de Marialva-PR - Consultoria Técnica

 

Descrição: Esse projeto se desenvolveu como consultoria ao município de Marialva na elabopração do PLHIS-Plano Local de Habitação de Interesse Social, com atividades de diagnósticos sócio-econômicos e físico-territorias, mapeamentos e estabelecimento do deficit habitacional do município. 
Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . 

2006-2008

Consultoria para a elaboração de Planos Diretores Participativos para municípios de pequeno porte da Região Metropolitana de Maringá-Pr: Ângulo, Doutor Camargo e Presidente Castelo Branco

 

Descrição: Este projeto se desenvolveu como consultoria ao processo de concepção, elaboração, execução e acompanhamento dos Planos Diretores Participativos para os municípios Ângulo, Doutor Camargo e Pres. Castelo Branco, que fazem parte da Região Metropolitana de Maringá-PR (RMM). Foi realizado a partir da Concessão de Apoio do CNPq/MCidades (Edital MCT/MCidades/CNPq nº 060/2005) e de convênios formulados entre a Universidade Estadual de Maringá/UEM e as três prefeituras municipais. Resultou nas 3 Leis dos Planos Diretores Municipais que foram aprovadas pelos Legislativos e sancionadas pelos Executivos dos três municípios.. 
Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . 

2009 - 2011

Organização social do território e criminalidade violenta

 

Descrição: Este projeto enquadra-se dentro da pesquisa do Observatório das Metrópoles, financiada pelo INCT, no interior da Linha 2. Seu objetivo é explorar a relação entre território aqui compreendido como o município e a incidência dos homicídios. Suas questões de pesquisa são: 1) a análise da variação das taxas de homicídios nos municípios metropolitanos durante o período em estudo; 2) a relação entre as taxas e a integração à dinâmica metropolitana, a migração, a idade e o gênero.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) . 

2009 - 2010

Segregação socioespacial na Região Metropolitana de Maringá: uma comparação de 1980 a 2000

 

Descrição: Projeto realizado com apoio do CNPq/Edital Universal 014/2008. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now