© 2016 por Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá. Orgulhosamente criado com Wix.com

EM EXECUÇÃO:

Em Execução: é a fase em que o projeto está sendo desenvolvido pela primeira vez (piloto) ou trata-se de uma oportunidade de pesquisa financiada durante um período específico, com prazo de execução determinado; 

INCT Direito à Cidade

O Observatório das Metrópoles é um dos laboratórios aprovados no âmbito da Chamada INCT (MCTI/CNPq/CAPES/FAPs) nº 16/2014. O anúncio foi feito pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O seu mais novo programa de pesquisa, intitulado “As Metrópoles e o Direito à Cidade: conhecimento, inovação e ação para o desenvolvimento urbano”, com foco na avaliação dos desafios para assegurar o bem-estar urbano no país, a partir da análise de temas como direito à cidade, cidadania metropolitana, governança, regimes urbanos, financeirização da cidade e gestão participativa.

Violência na Escola

“Violência na escola e sua relação com as características sociais e espaciais: intervenção com alunos do ensino médio das escolas estaduais de Sarandi/PR”, desenvolvimento entre 2015 e 2016, continua em 2017.

O objetivo geral do projeto de extensão é intervir com os alunos, visando a redução dos impactos identificados como resultantes do processo de vulnerabilização e violência a que estão submetidos.

A violência mora ao lado

A violência mora ao lado: segregação socioespacial e criminalidade no entorno das escolas estaduais nos municípios da Região de Maringá-PR.

 

Descrição: Esta pesquisa iniciada em 2014 analisa as correlações entre o processo de segregação socioespacial e as ocorrências de criminalidade no entorno das escolas estaduais dos 25 municípios de abrangência no Núcleo de Educação da Região de Maringá-PR. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) . 

Pesquisa População em Situação de Rua

O Observatório das Metrópoles Núcleo Maringá/UEM realiza desde 2015 pesquisa sobre população em situação de rua em Maringá. O objetivo da coleta de dados é identificar a quantidade e o perfil desta população. Outros itens a serem pesquisados são os motivos que levaram tais pessoas a estarem em situação de rua, como estão suas relações familiares, o modo como sobrevivem, onde buscam a satisfação de suas necessidades básicas e de saúde, e como os pesquisados percebem a sociedade em relação à pessoa em situação de rua. 

Diagnóstico da Política de Proteção Integral da Criança e do Adolescente de Paranavaí/PR

Projeto: Diagnóstico da Política de Proteção Integral de Criança e Adolescente de Paranavaí/PR é realizado em parceria com a Prefeitura de Paranavaí e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). O agente financiador do projeto é o Itaú Social.

A pobreza mora ao lado

A pobreza mora ao lado: desigualdade e segregação socioespacial na Região Metropolitana de Maringá.

Descrição: Iniciada em 203 essa pesquisa visa a construção da tipologia socioespacial da Região Metropolitana de Maringá (2010) por meio de utilização das CAT´s-Categorias Sócio-ocupacionais, para atualização da análise dos dados anteriores (1991 e 2000) e monitoramento e análise da evolução do quadro de desigualdades socioespaciais nessa RM. Procede também a atualização da base geográfica metropolitana, hoje composta de 26 municípios; o estabelecimento das relações da organização social do território metropolitano regional no período 91-2010 com a reprodução das desigualdades sociais, para aprofundar a análise das mudanças e permanências do padrão de segregação socioespacial no processo atual de desenvolvimento da área metropolitana.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

A Cidade para a Terceira Idade

A Cidade Para a Terceira Idade é uma proposta estruturada como disciplina de ensino e o intuito é ministrar aulas sobre o direito à cidade nos aspectos relativos aos direitos da população da terceira idade. O programa inclui aulas com os seguintes temas: Maringá: a história da cidade para os negócios; Os direitos do idoso na sua relação com a cidade; Conferência da Cidade: a função social da cidade e a Terceira Idade; Comunicação Pública dos Direitos do Idoso à Cidade: controle social de verdade; A imagem da cidade; Políticas Públicas e o acesso à cidade para a Terceira Idade Parte 1 (aula teórica) e a Parte 2 (visita a campo) Trilha Urbana; Infraestrutura, mobilidade, trânsito e acessibilidade.

Trilhas Urbanas

O Projeto Trilhas Urbanas iniciou oficialmente em abril de 2015. De iniciativa do Observatório das Metrópoles - Núcleo UEM/Maringá, a ação consiste em conceder aos participantes uma aula sobre o Direito à Cidade e, a partir do trajeto vivenciado, propiciar o debate a respeito da realidade de sua aplicabilidade no município. 

Violência na Escola na RMM

A violência mora ao lado: segregação socioespacial e criminalidade no entorno das escolas estaduais nos municípios da Região de Maringá-PR.

 

Descrição: Esta pesquisa analisa as correlações entre o processo de segregação socioespacial e as ocorrências de criminalidade no entorno das escolas estaduais dos 25 municípios de abrangência no Núcleo de Educação da Região de Maringá-PR. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) . 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now